Payback no LinkedIn Payback no Facebook Payback no LinkedIn Payback no youtube
513439 2687 513439 2689
513439 2687 513439 2689
EnglishPortuguese

NR12 - A implantação é possível com um passo de cada vez

NR12 - A implantação é possível com um passo de cada vez

Nossa metodologia permite executar a implantação da NR12 de forma parcial permitindo que sejam incorporadas as modificações em doses homeopáticas. (artigo de 2014 ainda válido nos dias de hoje)

Não há dúvida de que a NR12 é a norma regulamentadora mais polêmica dentro do cenário industrial nos últimos 10 anos, e isto é fácil entender devido ao tamanho das modificações que vai provocar dentro do cenário produtivo. O que é difícil entender é por que estamos há mais de três anos colocando praticamente toda nossa energia em discussões de pontos polêmicos e, em alguns casos, muito difíceis de se cumprir tecnicamente em vez de estarmos fazendo ações corretivas nas demais exigências legais.

O atual parque industrial é muito antigo, com muitas máquinas obsoletas que dificultam bastante o trabalho dos profissionais que irão ser responsáveis por este grande desafio, porém, não adianta ficar procurando motivos para não fazer, mesmo que em alguns casos existam exigências não aplicáveis ou incompatíveis com o tipo de máquina. É necessário arregaçar as mangas e começar a trabalhar, se basear na Certificação CE (Conformidade Europeia), pois em outras normas de fora do Brasil não adianta, o que funciona lá fora não funciona aqui. Segundo a OIT (Organização Mundial do Trabalho), nosso país é o quarto em número de mortes por acidentes de trabalho, e isso porque, culturalmente, somos indisciplinados e não gostamos de se- guir padrões, o que justifica uma norma tão rigorosa e complexa.

A palavra mágica, que deve ser buscada para viabilizar todo redimensionamento exigido pela normativa, é resultado financeiro em um país onde mais de 40% dos nossos rendimentos é usurpado pelo nosso sistema tributário. O empresário precisa de produtividade e cabe a nós, profissionais da área de segurança e engenharia, buscar soluções para transformar este limão em uma limonada.

Planejar ações de difícil implantação, prevendo impactos na produção, visando à busca por alternativas para recuperar a produção que será perdida ou aproveitar a necessidade substituindo adequação da máquina por modernização com automação segura e, por consequência, obter ganhos de produtividade;

- Implantar ações de fácil execução, como alguns tipos de proteções, manuais, meios de acesso, entre outros, que podem ser desenvolvidas, muitas vezes, pela própria equipe interna da empresa com um suporte técnico externo, se necessário.

Temos um grande déficit de mão de obra qualificada para executar estas modificações, mas o primeiro passo é conhecer profundamente o que precisa ser modificado, e isto vai muito além de fazer listas de pendências ou de não conformidades. Muitas vezes, este levantamento é realizado por profissionais que simplesmente elaboraram laudos e relatórios que somente apontam os problemas, mas não encaminham nem soluções técnicas detalhadas nem soluções de gestão de implan- tação, ou seja, o gestor de implantação da NR12 acaba recebendo uma pilha de folhas que precisa ser digerida e organizada visando a gerar efetivamente um plano de adequação. Mas como fazer isto sem ter um bom embasamento técnico efetivo sobre metodologias, implicações técnicas e funcionamento esperado do sistema de segurança?

A solução está em fracionar o processo de implantação e começar pela capacitação da equipe que irá gerir todo o processo de modificação, passando pela criação de um comitê gestor para, definitavamente, desenvolver as atividades de projeto, execução e verificação.

A capacitação deve ocorrer nos diferentes níveis da organização, a começar pela operação na qual os trabalhadores eleitos deverão receber uma série de informações técnicas básicas que se deve mudar no seu ambiente de trabalho para que possam ser incentivados a contribuir com boas ideias para atender aos requisitos legais de forma simples, barata e rápida, contribuindo na criação dos conceitos de produção pós-NR12 a se tornar “parte” da solução, o que valoriza os aspectos com- portamentais do processo, que é um grande paradigma a ser quebrado. Além disso, aquilo que for acordado com os operadores tem a ficar melhor pela visão operacional deles e a durar mais, pois ninguém gosta de quebrar as coisas que foram executadas por si próprio.

Os custos de implantação podem variar conforme a urgência do trabalho e a região de localização da empresa, além disso, empresas com várias unidades podem ter soluções distintas para os mesmos tipos de máquinas devido ao conhecimento técnico dos profissionais de localidade. Nestes casos, o potencial de aproveitamento técnico pode estar sendo subutilizado e um trabalho de gestão de implantação faria um grande aproveitamento das ideias e soluções adotadas dentro de uma mesma corporação, mas isto exige uma centralização de informações e uma boa coordenação, que pode ser realizada pelos Departamentos de Engenharia de Segurança e Engenharia de Projetos ou Engenharia de Manutenção que, devidamente preparados e com as ferramentas adequadas, podemos promover uma verdadeira revolução dentro de sua corporação.

Enfim, a NR12 veio para ficar e temos grande potencial técnico e criatividade para transformar nosso parque de máquinas perigosas, e muitas vezes obsoletas, em máquinas seguras e produtivas. Este é o desafio e tenho certeza que podemos superá-lo.

Clique para saber como a Payback pode ajuda-lo na implantação de NR12.

Este artigo é parte integrante da Revista Forge Número 15 de agosto de 2014 www.revistaFORGE.com.br

Para acessar a conteúdo integral da Revista utilize o link Abaixo

Olá, deixe seu comentário para NR12 - A implantação é possível com um passo de cada vez

Enviando Comentário Fechar
Você também pode se interessar

Artigos

Artigos da categoria X

Slamlock Trapped Key

Slamlock Trapped Key

Chave de troca monitorada

Chave de troca monitorada
POLÍTICA DA QUALIDADE - ISO 9001:2015

POLÍTICA DA QUALIDADE - ISO 9001:2015

Política de qualidade

Política de qualidade
Proteções Físicas Modulares

Proteções Físicas Modulares

A Payback oferece aos seus clientes projetos de adequação de máquinas com a linha de proteções modulares que apresentam versatilidade, rápida montagem e excelente acabamento.

A Payback oferece aos seus clientes projetos de adequação de máquinas com a linha de proteções modulares que apresentam versatilidade,...

Fale conosco e agende um contato

Solicite um contato